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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ela está chegando

Amazon está chegando ao Brasil. A estréia que seria ainda este ano, foi adiada para 2013, mas uma coisa parece certa: uma das maiores varejistas online do mundo, em breve, desembarca no Brasil. Porém, quais são os benefícios que isso pode trazer para o consumidor brasileiro? 


Obviamente, tudo depende de como a companhia irá realizar suas operações no país. Mas baseando-se nas atividades da empresa em outros países, a expectativa é de muita coisa boa. 
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, sonha em iniciar logo o trabalho em terras brasileiras. “Quero ir à Lua. E ao Brasil”, afirmou o executivo em entrevista. A companhia admitiu que “tem planos para o Brasil”, apesar de não ter revelados exatamente quais são.
Loja de departamentos
A chegada de uma gigante como a Amazon ao mercado nacional por si só já significa uma grande vantagem para o consumidor. Afinal, ele terá mais uma excelente opção de loja de departamentos online para realizar suas compras. Só a concorrência já é um benefício, pois incentiva a queda de preços nos principais sites do ramo.
Amazon.com vende produtos variados, como roupas, eletrônicos, livros, CDs, DVDs e músicas em mp3. Além disso, oferece serviços online e venda de produtos usados, tudo em uma única página, com preço baixo e comodidade. Atrativos fundamentais para o consumidor.
Produtos usados
Um dos diferenciais da Amazon é a comercialização de produtos usados. Tirando o Mercado Livre, que ainda sofre com um certo preconceito de muitos internautas, poucos sites confiáveis oferecem este tipo de venda no Brasil. Com o lançamento de um serviço como este, a companhia norte-americana pode angariar muitos fãs por aqui.
Parcerias com lojas
A Amazon não é uma companhia que opera sozinha nos Estados Unidos. Além de ter os seus próprios estoques de produtos, ela também disponibiliza itens de lojas parceiras. E isso também é um diferencial interessante para o consumidor. Ele pode realizar compras de objetos totalmente diferentes, de lojas completamente opostas, em um único local, na mesma transação.
Você pode, por exemplo, adquirir um smartphone vindo de uma loja e uma camisa de outra, na própria Amazon, e fechar a compra em apenas alguns cliques. Os fretes são feitos separadamente, já que vêm de depósitos diferentes, mas você não precisa fazer uma compra de cada vez. A praticidade é enorme.
O comércio de eletrônicos é uma das principais atrações da Amazon nos EUA. Um dos produtos mais bem sucedidos é a linha de e-readers e tablets Kindle, fabricado pela própria companhia. Eles ainda não estão disponíveis no Brasil, mas obviamente isso deve mudar com a chegada da empresa ao país.
Além disso, a Amazon oferece tablets, videogames, televisores, smartphones e tudo mais que você possa imaginar no quesito eletrônicos, normalmente, com preços abaixo da média de mercado. Sejam novos, usados, da própria Amazon ou de outras lojas.
Fim das importações
Justamente pelos preços baixos e praticidade, a Amazon já é conhecida de muita gente aqui no Brasil. Diversos internautas costumam fazer compras na página e receber as compras no país, mesmo que isso custe um valor alto de frete e corra risco de acabar gerando gastos com tarifas de importação.
Com a chegada da Amazon ao país, obviamente, isso acaba. Os preços mais baixos devem continuar, e ainda por cima sem a necessidade de se pagar impostos sobre a importação e frete internacional. Ou seja, muito mais em conta.
Catálogo de entretenimento
Além dos produtos físicos de diversas áreas, a Amazon também comercializa arquivos de mídia em formato digital. A companhia possui dois serviços muito famosos na web: o Instant Video, com streaming de filmes e séries de televisão, e o MP3 and Cloud Player, com mais de 20 milhões de músicas disponíveis online.
O Brasil carece deste tipo de projeto, já que boa parte destas ferramentas online ainda não está disponível para usuários do país. Com um preço bom, não há dúvidas de que poderia haver uma adesão grande a ambos. E a Amazon, certamente, sabe disso e não vai deixar de implantar estes produtos por aqui.
Nuvem e Apps
Outros dois serviços extras muito interessantes da Amazon online são o Amazon Cloud Drive, para armazenamento de arquivos na nuvem, e o Appstore for Android, que oferece aplicativos para o sistema operacional móvel do Google.
O primeiro é semelhante a outros que já estão disponíveis no Brasil, como o Dropbox e o SkyDrive. Ele oferece 5 GB de armazenamento gratuito e também a opção de compra de mais espaço. A Appstore for Android, por sua vez, tem diversos apps diferentes dos tradicionais do Google Play para os usuários do sistema operacional.
Livros e eBooks
O mercado de livros e e-books é muito rentável para a Amazon. Afinal, a companhia oferece publicações com preços muito baixos, o que garante a ela 30% do mercado de livros norte-americano. No Brasil, os planos são semelhantes. Há quem diga até que ela já fechou um acordo com a Xeriph, maior distribuidora de livros digitais do país.
Por conta disso, muitas livrarias e editoras nacionais são contra a chegada da companhia ao Brasil, já que nos Estados Unidos diversas editoras acabando falindo quando este serviço passou a fazer sucesso. Há uma enorme discussão em torno deste assunto, mas isso não deve impedir os planos da empresa de chegar ao Brasil – o que não aconteceu ainda por detalhes de logística. De qualquer forma, o consumidor só tem a ganhar.
Só vantagens
Independente do modo de atuação na Amazon no Brasil, não há dúvida de que a entrada da companhia no mercado brasileiro só irá beneficiar o consumidor do país. Há indícios de que o primeiro passo da empresa por aqui será investir justamente no mercado de e-books. Mas este deve ser apenas o começo.
Pelas declarações do CEO da empresa e pela atuação da companhia em outros lugares, a possibilidade da empresa crescer por aqui também é enorme. E com a chegada destes serviços diferenciados ao país, além dos descontos e da natural queda de preços da rede de e-commerce por conta da concorrência, o brasileiro é quem vai lucrar.

Fonte:Techtudo





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